
A culpa: o peso dos concurseiros.
Qual concurseiro que já não se sentiu culpado? Você não sabe se já se sentiu assim? Bom, vou descrever esse sentimento (a culpa) que insiste em me perseguir, pra ver se algum de vocês se identificam, ou se eu sou a esquisita. =D
Culpa pelo quê? hum…. por nada; por tudo!!! Pois é, é assim esse tal sentimento. Confuso, incomodativo, pesado, que não sei nem mesmo se o nome é culpa. Eu o apelidei assim.
SITUAÇÕES:
1 – Acordo, tomo meu café, tomo meu banho, e durante o banho penso: nossa, não estou com a menor vontade de estudar!!! Me sento na mesa de estudos, abro os livros, olho o edital, olho resumos, e nada me atrai, ou seja, chance ZERO de estudo. Ai penso: “bom, se não vou conseguir estudar agora, vou fazer algo para passar um tempo para ver se eu melhoro e a vontade de estudar volta a surgir”. Pois bem, é nesse momento que a TAL vem!!! Se eu for assistir filme, dormir, sair, conversar com alguém, jogar algo, etc., sempre a tal culpa vai estar “ao meu lado” me acompanhando.
2 – Hoje é aniversário de minha mãe, meu pai, meu irmão, meu namorado, minha avó; hoje é Ano Novo, Natal, São João, Carnaval, e tenho que viajar com a família; hoje tenho um compromisso que vai tomar todo o meu dia. NOSSA SENHORA DOS CONCURSEIROS!!!! A bendita culpa me acompanha o dia inteirinho!!! Enquanto eu não me sentar na minha mesinha e começar a estudar, ela fica ali, me cutucando, me abafando…
Descrição do sentimento: como se tivesse algo entre meu peito e minha garganta pesando (os médicos chamam de angústia ou ansiedade, não é? o.O); como se fosse uma leve asfixia; eleva o meu nível de irritação (se não estou satisfeita, óbvio que vou ficar irritada!!).
Descrição de quando consegue se livrar dela: na realidade, quando eu consigo me livrar dela? Fácil essa pergunta, não? QUANDO EU CONSIGO ESTUDAR!! Nossa, que sensação de alívio!! Que alegria que toma conta do coração!!! Que vontade de sair contando a todo mundo: ei, eu estou conseguindo estudar!! Ei, eu estou rendendo bem nos estudos!!! Ei, olha pra mim!!! Olha como estou leve e feliz!! \o/
Bom, não tenho dúvida de que, se algum não-concurseiro ler essa postagem, vai pensar: que mulher louca!!! E é capaz até de um concurseiro desencanado ler e pensar o mesmo. Mas, sinceramente? Acredito que existam vários concurseiros por aí que partilham desse sentimento… Sabe aquelas postagens que vemos nos fóruns de estudo no facebook: “são 2h da manhã, e não consigo estudar!! Socorro!! Alguém ai??” E ai, várias pessoas respondem: “Eu também!!”. Pois é… a tal da CULPA está rondando aqueles pobres seres…
Será que um concurseiro, quando não consegue estudar, e sai com os amigos, por exemplo, com certa frequência, é porque ele não tem real compromisso com os estudos? Ou será que esse é o caminho certo? Sabe aquele papo de que você tem que ser “leve nos estudos”? Será que ser leve é isso? Fiquei na dúvida agora…. :/
Solução para a minha culpa?? Pegar o ritmo de estudo!! Que maravilha!!! Ela somee!!! É instantâneo!! =D
PS: Agora, neste momento, a culpa está bem sentadinha aqui do meu ladinho, me sufocando como de costume (nos últimos dias né… eu vinha conseguindo estudar, mas dei uma “caidinha”…).
Hahahahaha… Minha “querida” e constante companheira…
Beijos cheios de leveza (e sem culpa!!)
Yasmin
27 de junho de 2015 at 22:45
Sua descrição da sensação de alívio foi PERFEITA!
Fico exatamente assim, querendo gritar aos 7 ventos que consegui estudar…hahaha
Sorte que meu namorado é servidor público, então já passou pelo que estou passando, e entende a minha empolgação e se empolga junto…rs
Acho que a culpa vai dar o “ar da graça” de vez em quando, até o dia em que formos aprovados (e que esse dia esteja próximo Deus, please!).
Diario de Concurseiro
29 de junho de 2015 at 14:26
Hahahahaha!!! Acho que todo concurseiro sente esse “grito interno” quando consegue ter um bom rendimento!!! Ele é tãooooo booooommm!!!
Já vi que você tem a mesma sorte que eu: ter um companheiro que entende nossa situação (porque é ou já foi concurseiro). Acredito que isso facilite bastante nossa vida…
Essa bendita culpa sempre nos dar o prazer de se fazer presente não é Yasmin? Ela não é bem-vinda não, mas mesmo assim é uma atrevida daquelas e entra sem ser convidada!!! :/
Você leu todos os posts? Comenta lá também!!! Preciso muitooooo saber se esses meus sentimentos são comuns ou se sou anormal!!! hahhahahahaha Até agora nossos sentimentos estão batendo hein!! =D
Beijos com muita vontade de estudar nessa segundona!!!