Peguei o resultado do TRT-RS

By  |  30 Comments

Olá pessoal, bom dia…

 

Bom, acabei de pegar a lista de resultados do TRT-RS. “PASSEI”… Mas passei mesmo? Será? Que confusão é essa em minha cabeça?

Está entre aspas porque meu nome está lá, mas em péssima colocação.

Minha cabeça está cheia de dúvidas, e vou tentar organizá-la colocando aqui no blog o meu caminho pra esse TRT. Dúvidas porque meu marido me parabeniza, diz que isso é um excelente resultado, mas dentro de mim só tem tristeza… O que eu estava esperando, afinal??

Que raiva dessa loucura chamada mente!!!   :-(  :-(  :-(

Vamos lá, tenho que relembrar, e conseguir chegar a uma conclusão!!

1 – TRT-RS veio depois do TRT-MG, onde me auto-eliminei (CLIQUE AQUI  e saiba o que aconteceu). Depois dessa prova, simplesmente NÃO ESTUDEI NENHUM DIA (eu acho…)!!!

2 – Não ia fazer a prova, mas como estava inscrita, com hotel e passagem comprados, fui convencida por meu marido e minha amiga a ir mesmo assim.

3 – Cheguei no sábado pela manhã, e estava 5ºC (muitooo frio). Viajei desde as 02:30 da manhã, e simplesmente não tinha dormido de sexta pra sábado (nem 1 minuto). Fomos de “virote”.  Conseguimos entrar no hotel as 11h, e simplesmente eu e meu marido “capotamos na cama”. Acordamos a noite já. E minha mala cheia de livros.

4 – Não estudei a noite. Estava muito frio, e eu não conseguia me concentrar em nada. Fui dormir.

5 – Domingo. Minha prova era a tarde. Acordei as 6h, tomei café e fui “fazer revisão”. Li o material do Henrique Correia (e pra mim algumas alterações ali, eu vi pela primeira vez, como a questão dos domésticos… pra vocês terem ideia que, de fato, não estudei pra essa prova). Li rápido o Regimento Interno. Estudei das 6:30 até as 12h. Fui me arrumar e fui fazer a prova.

 

Quando peguei o gabarito e vi minha pontuação, e pelas notas do pessoal (no facebook), achava que não teria minha redação corrigida.

Lembram que me inscrevi pelas cotas? Até hoje não entendi direito como funciona. Mas pensava: eu só terei a redação corrigida se for por causa das cotas (acreditando eu que a concorrência era menor… até hoje não sei…).

Resultado: meu nome está na lista; passei, na classificação geral, entre 1000 e 1.500; na classificação de meu polo, entre 500 e 1000; na classificação geral de quotas, entre 100 e 150; e na classificação de cotas para minha cidade, entre 100 e 150.  Meu marido está me parabenizando por isso. Será por pena? Porque será? Porque não entendo? Porque não vejo isso como algo bom? Porque não SINTO isso como algo bom?

Não sei se tive minha redação corrigida somente por causa das cotas, ou se tive também pelo geral. Fiz uma boa pontuação em RL, e vi que esse é o ponto fraco de muita gente. Será que foi por isso???

A nota de minha redação foi entre 7 e 8. Meu marido disse que, se eu recorrer, posso melhorar minha colocação.

Meu sentimento? Tristeza. Porque? Não sei. Será que é porque tem 10 minutos que peguei o resultado e não fui bem classificada? Mas eu nem esperava ter a minha redação corrigida!!! Foi meu primeiro TRT que tive a redação corrigida. Não deveria estar feliz por isso? Eu não estudei!! Tenho que entender isso!! Eu não me acabei de estudar pra essa prova, mas tive minha redação corrigida!! Não!! Eu não estudei!!

Porque tenho que conversar comigo mesma pra vê se penso de forma mais lógica? 😕

 

Bom, acabei de pegar, e esse foi o resultado. Vamos ver as cenas do próximo capítulo…. Mas sinceramente? Graças a Deus que saiu logo esse resultado. Menos uma pedra em meu caminho pra eu seguir o meu projeto “parar para recomeçar” (quem ainda não sabe do que se trata, CLIQUE AQUI).

 

PS: PARABÉNS AOS APROVADOS!!! GRITEM AQUI NO BLOG!!! NOS ESTIMULEM COM A SUA VITÓRIA!! PARA AQUELES QUE NÃO FORAM APROVADOS, TEMOS QUE TER FORÇAS (TIRÁ-LAS SEJA DE ONDE FOR) E SEGUIRMOS EM FRENTE, OK?

 

Beijos confusos.

30 Comments

  1. lua

    13 de outubro de 2015 at 13:16

    Parabéns menina!!!!!

    o sucesso chegou, e agora não precisa parar mais!! rsrs
    Eu não fiz para o RS, e ainda me sinto mal pelo TRTMG ! :(
    preciso de motivação para continuar os estudos.
    Acho que agora começarei a me motivar mais.
    Parabéns 😉

    • Diario de Concurseiro

      14 de outubro de 2015 at 01:43

      Oi Lua!!!

      Quem disse?? rss Não tenho a mínima condição de começar a estudar pro TRT PR. Com esse resultado, percebi o quanto ainda estou descompensada psicologicamente. Mas tenho certeza que, em breve, estarei firme e forte sim!!!
      Se motive, porque quando menos esperamos, a coisa acontece… =D

      Beijos, beijos, beijos!!

  2. Luana

    13 de outubro de 2015 at 13:21

    Nossa, tudo que estou sentindo rs, com a diferença que estudei muito pra essa prova. Foi minha primeira redaçao corrigida em TRT, fiquei em classificação aproximada da sua rs, e tive essa sensação… Meus pais me parabenizando,e dizendo que não estou empolgada, colegas que fizeram e ñ tiveram redação corrigida parabenizando tb. Mas pra mim por mais que não esteja naquela animação, estou feliz pelo degrau que subi. Já é um começo, senti uma luz no fim do túnel.
    Estamos juntas!!! Vamo chegar lá

    • Diario de Concurseiro

      14 de outubro de 2015 at 01:45

      Oi Luana!!

      Pois é, agora, na madrugada, depois de algumas horas de ter pego o resultado, consigo sentir uma pontinha de alegria. =D
      Também senti exatamente isso: uma luz no fim do túnel!! =D

      Vamos chegar lá juntas sim!!!

      Beijos!!

  3. Amanda Santos

    13 de outubro de 2015 at 14:27

    Querida, anime-se!! Parabéns!!
    Estou na mesma situação que vc! Me inscrevi nas cotas, e fiquei e entre 100 e 150 na classificação geral das cotas e entre os 10 na minha região! Mas como n sei como vai funcionar essa fila, nem me animei… Misto de felicidade e tristeza! Mas vamos seguir firme… TRT9 vem aí!! Bons estudos!!

    • Diario de Concurseiro

      14 de outubro de 2015 at 01:50

      Amanda,

      Vou me animar sim!! Nesse momento, estou um pouco mais animada do que quando escrevi o post!! E assim vou indo!! rss
      Parece que chama 3 da geral, 1 cota, e depois 5 geral, 1 cota, 5 geral, e 1 cota… pelo menos foi o que ouvi falar. Eu também nem me importei muito em ler pra ver como funciona. (rsss)

      Vamos seguir firme sim!!!

      Bons estudos pra você querida!!

      Beijos!!!

  4. Dani

    13 de outubro de 2015 at 21:04

    Oi, me esclarece uma dúvida. Para a redação ser corrigida, a classificação foi geral, com os colocados de todas as regiões juntos? e os 800 primeiros classificados tiveram sua redação corrigida. Depois foram divididos nas suas devidas regiões?
    Obrigada;

    • Diario de Concurseiro

      14 de outubro de 2015 at 01:52

      Oi Dani,

      Perguntou pra pessoa errada… Eu não estudei nada pra essa prova.. Nada além da minha revisão de domingo pela manhã. Piorou ler o edital pra ver como funciona.
      Essa questão de cotas ainda está muito confusa mesmo. Mas por ser o primeiro TRT, acho que as coisas vão se esclarecer aos poucos!!

      Beijos querida!!! Apareça sempre tá?

  5. Estella

    13 de outubro de 2015 at 21:05

    Querida, te entendo demais. Tive a redação corrigida em 3 concursos já, mas longe das vagas…. É como se o esforço nunca fosse suficiente..Não adianta ficar longe das vagas, é a mesma coisa que nada!mas todos me dão parabéns.. Dizem que estou evoluindo e blablabla. Tbm fui aprovada em um concurso essa semana, meu nome tá lá! Dentro das vagas, meu marido super feliz querendo comemorar… E eu? Triste.. Pq o salário é metade do que eu quero agora.. Pq é no executivo e eu não queria executivo…pq fiz ele só para “treinar”.. é muito ruim “ter” que ficar feliz por um resultado positivo, mas que ainda está longe do que vc queria… Acho que só vou ficar feliz quando oo resultado forproporcional ao meu esforço..ate lá.. Sorriso na cara para tbm não chatear aqueles que estão do meu lado me apoiando e ficando felizes commigo pelas pequenas conquistas… Que posso até não valorizar.. Mas eles valorizam!

    • Diario de Concurseiro

      14 de outubro de 2015 at 01:56

      Estella!!

      Me arrepiei com sua clareza e sinceridade. Parece que vi você falando aqui em minha frente!!!

      Te entendo perfeitamente, querida. Seu marido é concurseiro? Não sei se você já leu minhas outras postagens, mas tenho a filosofia de que só concurseiro entende concurseiro. Então, as pessoas de fora nunca vão entender de fato o que está no nosso coração… Em alguns momentos vão ver como dramas, outros como orgulho, desprezo etc.. Mas nós é que sabemos do quanto a coisa é profunda.
      Mas siga em frente querida. Pensa assim: não estou parada!! Estou caminhando!!

      Adorei sua presença aqui!!! Apareça sempre, tá? Já curtiu o blog e ativou as notificações?

      Beijos!!!

  6. Si

    14 de outubro de 2015 at 08:22

    Nossa, a parte do não estudei e só fui porque estava com passagens compradas e hotel reservado parecem ser sobre mim! E tb não tinha expectativa nenhuma de passar nesse.
    Ainda estou muito feliz e surpresa com o resultado de MG e veio mais uma vitória no TRT RS. Deus é bom demais!!
    Sucesso p vcs, não desistam porque vai chegar e vai valer a pena!

    • Diario de Concurseiro

      14 de outubro de 2015 at 14:52

      Oi Si!!

      Quer dizer então que foi dupla aprovação??? Parabéns querida!!! Que venha logo a nomeação!!!
      Não desisto não!! Sei que vai chegar a hora!!! Fé Nele!!!

      Beijos!!!

  7. Bela

    14 de outubro de 2015 at 12:00

    Oi você :) (não sei como te chamar rs) ! Que bom que está se sentindo mais animada. Quero q saiba q entendo perfeitamente os sentimentos que vc expressa tanto neste post como no post anterior. Vou comentar em ordem cronológica:

    Sei mto bem o que é vc lutar para ter paz e tranquilidade por vários dias, até chegar num estágio satisfatório e alguém/alguma coisa conseguir, em 5 minutos, desfazer todo esse trabalho. Eu me sinto assim o tempo todo, com tudo. Sou uma pessoa mto ansiosa (diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizado) e me sinto muito mal com certas coisas q as pessoas me dizem, principalmente no tocante a concurso (tem mta gente insensível pra falar besteira pra concurseiro nesse mundo) – dai fico dias lutando para me livrar do sentimento ruim q a pessoa me infligiu e ficar em paz, só para encontrar a pessoa de novo e ouvir mais alguma besteira. A mesma coisa com resultado de concurso. Vou mal na prova, sofro sofro sofro e busco algum meio de recobrar a sanidade mental e ficar em paz. Dai 1 mês e pouco depois vem o resultado e leva toda a minha paz pelo ralo (mesmo eu tendo ciência de que o resultado não poderia ser bom). Foi o que me aconteceu no TRT MG.

    Sobre o post atual, também entendo seu sentimento conflitante em relação ao resultado. Sinceramente, hoje em dia, só dá pra ficar feliz, mto feliz mesmo, passando dentro das vagas, o que, convenhamos, é difícil ou impossível (casos de concurso só para Cadastro de Reserva). Vc se classifica, as vezes até numa posição considerada boa, e ai vem crise, ajuste fiscal, falta de vacância, fim do prazo do concurso e mais um monte de coisa pra tirar o seu sossego. Vc se questiona, será q deveria mesmo ter ficado feliz com esse resultado? É uma montanha russa: num dia vc está no topo, super otimista, no outro vc está no ponto mais baixo, achando que nunca será chamado e que o esforço de nada valeu.

    Olha, são tempos difíceis, mas temos que buscar nosso equilíbrio e acreditar que tudo tem um propósito. Criar um estado mental de paz que não se abale com fatores externos como resultados, pessoas, provas etc. Precisamos nos tornar uma fortaleza…. mas como? Acho que o primeiro passo é valorizar e ser grato por cada conquista, ainda que não seja a grande vitória final! Não é uma coisa natural, temos que praticar e nos esforçar pra isso. Por isso, comemore o seu resultado, foi mais um passo rumo ao seu objetivo! Vou me esforçar para fazer o mesmo.

    Beijos querida, vamos nos ajudando!

    • Diario de Concurseiro

      15 de outubro de 2015 at 21:52

      Oi Bela!!

      Pode me chamar do que quiser!!! rsss Somos companheiras de luta!!! Hahahahaha

      Pois é!! Parece que concurseiro atrai pessoas pra azucrinarem nossas vidas…rss

      Exatamente o que falo ao meu marido: “não sei o que sinto!! É uma montanha russa!!!”. rss
      Estou justamente tentando criar esse estado mental de paz. E sei que vou conseguir!!! Com fé em Deus!!!

      Muitooooo obrigado pelas suas palavras!! Lindas e reconfortantes!!! Quero a Srta. assídua aqui no blog viu??

      Beijos!!!

  8. Vitória

    15 de outubro de 2015 at 10:14

    Oi!!!!

    Olha, qdo eu vejo meus resultados, como você, não consigo ficar tão feliz.

    Eu só fico feliz mesmo no primeiro dia de trabalho…rsrs…. Aí sim “cai a ficha”… Acho que é porque para mim é tudo ou nada.

    Mas certos resultados me impulsionam, daí luto mais, me aplico mais, sabe.

    Me identifiquei com o seu “parar pra recomeçar”. Também tenho ficado muito chateada ultimamente. Almejamos cargos e Tribunais diferentes, porém as dificuldades de classificação são bem parecidas.

    Antes eu estava sendo aprovada e só não bem classificada. Isso me impulsionou, mas prestei uns em que nem fui aprovada (inclusive foi nota como se eu nunca tivesse estudado, coisa ridícula, maior vergonha) daí notei o quanto já me sinto cansada até psicologicamente, pois como pode estudar e ter resultados como se não estudasse? É aquela loucura de só estudar e nada render, e então surgir dificuldades pessoais, financeiras, ansiedades…é complicado lidar com tudo.

    Todo mundo tem dificuldades, mas a partir do momento que estas nos fazem perder o foco, temos que cuidar porque não nos ajudará a render mesmo.

    Vamos parar pra recomeçar! Persistir, sem desistir.

    Parabéns!!! Mas o meu parabéns vai no sentido de que estou orgulhosa de você não desistir, pois seu resultado (que você não esperava)foi compensador por isso. É mais um degrau da escada, com certeza. Está caminhando. Logo virá o TUDO! E Deus sempre pode surpreender. Quem sabe?

    Que o nosso parar para recomeçar nos encha mais de esperança e força! Dias melhores virão e cheios do TUDO que tanto precisamos!

    Beijocas!!!!!

    • Diario de Concurseiro

      15 de outubro de 2015 at 21:37

      Oi Vi!!! (Já me sinto amiga íntima!!! Hahahhaha)

      Valeu pelos parabéns!!! Pois é, desistir nunca!!! Com certeza: mais um degrau!! Com fé em Deus o TUDO virá logo!!!

      Beijocas e saudades viu? Não suma mais não!!!

      • Vitória

        19 de outubro de 2015 at 08:00

        Eu também já me sinto amiga íntima….rs…obrigada!
        Não sumo não…é que ás vezes a vida fica tão corrida que não consigo acompanhar nos comentários, mas sempre que posso dou uma “aparecida”. Saudades! ; )

        • Diario de Concurseiro

          19 de outubro de 2015 at 23:10

          Apareça mesmo Vi!!!

          Beijos!!

  9. Psiconcurseiro

    16 de outubro de 2015 at 23:32

    Boa noite amiga DC!
    Parabéns pela redação corrigida! Isso comprova que vc está no rumo da aprovação. =D
    Lendo seu desabafo fiquei sem entender o motivo da tristeza, pois comigo aconteceu coisa parecida, mas o sentimento foi exatamente o oposto.
    Depois de levar ferro na prova do TCU fiquei desmotivado e não estudei para a prova do MPOG que aconteceria 20 dias depois. Fui fazer a prova, mas saí mais frustrado do que na do TCU. No ultimo dia 27 fiz a do STJ também sem conseguir estudar a contento e saí um pouco chateado por não ter esperança alguma de ter passado. Na segunda-feira 28, corrigindo essa prova do STJ me lembrei que já deveria ter saído o resultado do MPOG e fui dar uma conferida. Abri o pdf e pensei: vou dar um ctrl+f só pra ter certeza que não passei e tcharam! O meu nome tava lá no resultado dentre os que tiveram a redação corrigida! Nossa como fiquei feliz! Na mesma hora mandei um zap pro meu amigo incentivador e liguei pra minha esposa no trabalho pra contar sobre a vitória e ambos ficaram muito felizes por mim. Eu tava eliminado pq o tema da redação foi muito específico e tinha feito apenas um parágrafo e tirado 6 de 30 pontos mas e daí? Eu tava pedindo a deus um sinal de que eu tava no rumo certo e esse foi um baita sinal, pois foram corrigidas somente 90 redações de cotistas e a minha estava lá. Ou seja, nessa prova eu consegui atingir o nível de quem foi aprovado. O meu lamento foi que se eu tivesse olhado o resultado no dia em que ele saiu (22/09) teria ido super confiante pra prova do STJ e sabemos que essa parte emocional faz toda diferença. Minha próxima prova será a de analista da ANAC. Minha rotina anda meio bagunçada e não estou estudando mas no início do mês que vem volto com força total e cheio de autoconfiança por conta dessa redação corrigida rs.
    Amiga DC, a lição que tirei desse acontecimento foi confirmar que o conhecimento é um acumulado de toda nossa vida de estudo, então dá pra ir bem numa prova mesmo sem ter estudado especificamente para ela.
    O professor Pier diz que deveríamos ter prazer em estudar e aumentar nossa inteligência e que o ato de passar em concurso seria um mero efeito colateral disso rs. Cito esse pensamento pq vejo eu, vc e nossos colegas aflitos por não passarmos logo e com comentários que nos afetam quando na verdade deveríamos estar preocupados em desenvolver nosso intelecto ao invés de treinar pra escapar de cascas de banana de provas sem vergonhas feitas somente pra selecionar. É triste de ver, mas ainda há colegas que acreditam que alguém é mais ou menos inteligente por conta de uns pontinhos em prova de concurso. Tsc, tsc, tsc…
    Então é isso aí! Curta sua vitória e aquiete sua mente de tantos por quês, pois eles serão respondidos por vc mesma, naturalmente, à medida que vc parar para sentir 😉
    Um abraço!

    • Diario de Concurseiro

      19 de outubro de 2015 at 23:09

      Oiii Psiconcurseiro,

      Mais uma vez, você com sábias e motivadora palavras!!! =D

      Também não entendi minha tristeza. Mas sabia que hoje, não sinto mais aquela tristeza? Não vou te dizer que estou super feliz, se não estaria mentindo. Mas sinto, lá no fundo, a confirmação exatamente do que você falou: conhecimento a gente acumula!!
      Acho que minha tristeza vem me acompanhando já faz um tempo… Faz um tempo que andava tendo picos de alegrias e tristezas… Meu emocional já vinha abalado (por isso que parei tudo), e piorou depois do que aconteceu na prova do TRT-MG. Então, acho que ainda é uma certa confusão de sentimentos, sabe… Mas tenho fé que isso vai se ajeitar (já está se ajeitando aos pouquinhos!! =D). Quem sabe, em breve, não trago boas novidades? =D

      Concordo em gênero, número e grau o que falou com relação as provas. Fico indignada em como o conhecimento é cobrado nas provas. Simplesmente ridículo!!! Nos fazem nos transformarem em robôs, e gravar vírgulas, pra não cair nas pegadinhas. A FCC que o diga…

      Amei suas palavras!!! Obrigado mais uma vez!!!

      Apareça SEMPRE tá?

      Beijos!!!

  10. Ana Paula Thomé

    19 de outubro de 2015 at 09:53

    Parabéns!!👏👏
    Viu?,Como disse, a vitória está próxima!!
    Persevere no seu caminho, sem culpas, medos… Tudo dará certo! Mais uma vez, parabéns, você é merecedora!

    • Diario de Concurseiro

      19 de outubro de 2015 at 23:11

      Obrigado Ana Paula!!

      Fé em Deus!!! Quem sabe, em breve, não trago boas novidades??? =D
      Perseverando sim!!! Muito obrigado pelas suas palavras!!

      Beijoooooss!!

  11. Mariana

    21 de outubro de 2015 at 22:38

    Oi, tudo bom?! Sabe, hoje conheci seu blog e de alguma forma passei o dia com suas palavras na cabeça. Por coincidência, vendo algumas outras coisas na internet, acabei chegando a um vídeo que me lembrou demais essa situação que você tá passando (se fica ou não feliz pelo resultado no RS). Procura no youtube: “preparação para concurso – Marcelo Sobral”. Acho que vai gostar. Abraços. Seja feliz.

    • Diario de Concurseiro

      21 de outubro de 2015 at 23:19

      Oi Mariana!!

      Valeu pela indicação!!! Olha, não vou mentir pra você: não tive coragem de olhar o vídeo hoje…rss

      Estou numa fase emocional beeeem complicada, e tentando me afastar por completo de tudo ligado a concurso. Minha única ligação é o blog!! :p
      Mas já prometi a mim mesma que, assim que eu voltar a estudar, vou reler todos os comentários, porque muitas pessoas deixaram vídeos relacionados ao meu estado, e não vi nenhum, porque sei que iriam mexer comigo nos dias de hoje…
      Mas, sem dúvidas, serão assistidos!!! Muito obrigada!!!

      E aí, gostou do blog? Se tiver um tempinho, lê desde a apresentação, pra conhecer um pouquinho de mim e vê como cheguei a minha situação atual. E olha, digo e repito: não leia apenas minhas postagens!!! Leia os comentários!!! Vocês fazem cada comentário incrível!!!! São as coisas mais valiosas desse blog!!! =D

      Beijos!!!! E fica por aqui, tá?

      Beijossss

      • Mariana

        21 de outubro de 2015 at 23:28

        Estou adorando conhecer um pouquinho da sua história. Quem tá nesse caminho é impossível não se reconhecer em suas palavras. Obrigada por compartilhar! Pode deixar que estarei sempre por aqui. Estou torcendo por você!

        • Diario de Concurseiro

          23 de outubro de 2015 at 12:10

          Obrigado Mari!!!!

          Fique sempre por aqui mesmo!!!

          Beijos!!

  12. Débora

    30 de outubro de 2015 at 19:28

    Meu Deus, como é bom saber que não estamos sozinhos nessa luta!
    Confesso que olhei seu blog pela primeira vez ontem (29/10/15) e tive um misto de sentimentos: identificação com tudo o que relatava e pânico por ver que muitos têm a mesma trajetória que a minha, mas não obtêm sucesso. O pânico veio da possibilidade de desistir (como vi nos comentários alguns colegas dizendo que iam fazer) e da sua atitude de “dar um tempo”. Com isso, pensei: “será que vai ser esse o meu destino?”.
    Falo isso porque me encontro em um processo de estafa mental também. Aquela Débora que sentia orgulho de si mesma por ser disciplinada, por ficar horaaaaaaaas com a bunda na cadeira estudando (e amar fazer isso), por ser forte para resistir às tentações, por ser consciente dos sacrifícios necessários para vencer, parece estar perdendo as forças. Não consigo mais ser a Débora que desanimava depois de um resultado negativo, mas que logo retornava aos livros. Aquela Débora determinada, “sangue nos olhos”, que estudava que nem uma louca e causava admiração, parece não mais existir. Nem após um edital publicado. Tempos atrás isso seria impossível. A Débora de hoje, que estuda há quase 3 anos e que coleciona derrotas – estudo para TRT e nunca tive, sequer, a redação corrigida – não consegue ter mais concentração para estudar; tenta pensar em várias coisas motivacionais – no salário gratificante, na alegria que vai ser quando a aprovação vier, no orgulho que seus pais vão sentir com a nomeação, em como sua vida vai melhorar depois disso… – e mesmo assim não consegue avançar. Com isso vêm as crises existências, os questionamentos sobre tudo: devo desistir? Será que concurso não é para mim? Será que sou incapaz? E se meu destino for outro? Mas aí você tenta afastar tudo isso e pensa: amanhã será um outro dia e eu vou conseguir! O outro dia nasce com a esperança, já não mais de ser aprovada, mas de apenas conseguir cumprir o seu papel: ESTUDAR! O que antes era um prazer, agora parece ser impossível! E aí começa um ciclo vicioso: tentar sair da inércia, tentar estudar, tentar se apegar à Deus e ao mesmo tempo sentir-se culpada por protelar, por não estudar e não conseguir ter a fé desejada. Essa tal da culpa é a que mais tormenta. E como poderia ser diferente? Você tem consciência de todo o tempo e dinheiro que está investindo nesse projeto. Pior ainda, quando se tem pais que fazem de TUDOOOO para te apoiar – no meu caso, eles me bancam até em uma outra cidade, com o custo de vida nada baixo! Tendo sido essa mais uma tentativa de melhorar o meu desempenho nos estudos – aí você pensa: eu não posso fazer corpo mole, ficar de draminha, de “mimimi”! Tenho que reagir! Aí você tenta. Falha novamente. Sente-se fracassada e culpada infinitamente. Inevitável não sentir-se deprimida, impotente… inevitável não chorar por dentro. Pior é não saber mais o que fazer para mudar isso: ver depoimentos de aprovados, contratar coach, relaxar, tirar uns dias para descansar, estudar as matérias que sente mais prazer, fazer apenas exercícios, blábláblá… Já fiz tudo isso, mas nada parece fazer voltar a Débora de outrora ou pelo menos a Débora que estudou muitooooo para o TRT/MG. Sei que cada um tem sua história, seus desafios, muitos são aprovados sem passar por nada disso, mas PARA MIM, estudar para concurso é loucura. Eu que me achava tão sensata, equilibrada, confiante, determinada, sigo cheia de incertezas, duvidosa das minhas capacidades, mas com a esperança que dias melhores virão e que Deus, mesmo sabendo de todas minhas falhas, não se esquece de mim.
    Boa sorte na sua caminhada, querida! E que daqui a algum tempo, ao invés de lágrimas, possamos compartilhar nossas vitórias! Grande beijo!

    • Diario de Concurseiro

      8 de novembro de 2015 at 10:47

      Oi Débora!!!

      Primeiramente, desculpe a demora da resposta. Se você tiver lido alguns post’s anteriores, deve saber que me mudei, tem pouco tempo, pra outro Estado, porque meu marido foi nomeado em um concurso. Então, esse corre-corre de casa nova, colocar internet (ainda não consegui…) está complicado. Estou aqui aproveitando o wi-fi alheio!!! Hahahahaha

      Pois é querida, NÃO ESTAMOS SOZINHO!!!! Huahauhuahuhahu E somos uma legião grande, viu??

      Que bom que você se identificou com o blog!!! E não entre em pânico!!! Somos muitos na mesma situação, e muitos já venceram, e todos vamos vencer!!!

      Olha, no meu caso, não foi fácil reconhecer a minha situação de estafa mental e a minha necessidade de parar. Não sei se é orgulho, sabe… Nós concurseiros colocamos muito peso em tudo, na realidade.

      Vi que alguns companheiros pensam em desistir (ou desistiram); e acho que cada um tem suas razões . Mas essa possibilidade não faz parte da minha cartilha… rss

      Lendo seu comentário, comentei com meu marido: “essa menina está passando exatamente pelo que passei”. E ele respondeu: “é amor, passou, mas não está passando mais. Ajude ela!!”. =D

      O meu maior peso, assim como está sendo o seu, se chama CULPA. Mas eu estava me culpando por algo que independia de mim. Tive que entender que quem estava falando comigo era o meu corpo e minha mente. Por mais que a minha vontade fosse estudar, estudar, estudar, eles me diziam: “nesse momento, não dá!! Precisamos de descanso!!”.

      Minha situação era muito parecida com a sua: meus familiares me sustentavam, e gastaram rios de dinheiro comigo. E isso me corroía, porque aumentava a minha culpa.

      Também pensava: “porque tem gente que passou em menos de 1 ano, e eu estou estudando há tando tempo?”. “Deus é injusto??”. Mas depois, compreendi que não se trata apenas em “passar num concurso”. Nessa jornada, até chegarmos ao final, nós nos transformamos. E é isso que Deus quer!! Ele quer que cresçamos, nos fortaleçamos… Trabalhemos a nossa humildade, paciência, fé, perseverança. Mas que nos tornemos inteligentes ao ponto de enxergar as situações fora da ótica do afobamento.

      No meu processo “parar para recomeçar”, simplesmente fui para a única alternativa que me restava. Porque desistir de ser servidora pública não faz parte do meu ser. Então, se eu quero continuar estudando, tenho que respeitar o meu corpo e minha mente. E a vontade e necessidade deles não depende de mim. Simples assim. Se minha mente estava tão exausta que não conseguia mais estudar, e o meu corpo pedia descanso, eu tive que compreendê-los e acatar a necessidade deles.

      E eu (nós) não temos culpa da estrutura da minha mente e meu corpo. É algo biológico, feito por Deus. Então, porque perder tempo me culpando? Não é mais sábio dar o descanso que eles tanto clamam, pra que eles me deem condições de voltar a estudar como antigamente?

      Se eu percebesse que meu corpo e minha mente estavam sãos, e que eu não estava estudando por relapso (tipo, nem tentar estudar eu tentava, por exemplo), a situação seria diferente. Mas eu queria, tentava, pensava em mil alternativas, e meu corpo e minha mente sempre diziam: “não dá… estamos cansados…”. Tive que puxar a humildade lá do fundo e atendê-los.

      Então querida, acalma o seu coração. Faça como eu fiz: esconde os livros, esquece que você é concurseira, e pela primeira vez em muito tempo, se permita a deitar em sua cama sem a culpa em seu ombro; se permita dormir sem pensar em estudar; se permita sorrir novamente. Tudo isso são necessidades do corpo e da alma. E não fomos nós que criamos essa lei; foi Ele!!

      Vou tentar escrever um novo post agora. Aí você dar uma olhadinha, que acho que vai ajudar bastante você. Mas quero notícias breves suas que você está cuidando da sua cabecinha e do seu coração, tá? Temos que deixar de ser concurseiros neuróticos, que deixamos de viver e colocamos toneladas de peso nas costas. Porque, como disse uma seguidora (ou seguidor, não lembro), antes de sermos concurseiros, somos pessoas, que precisam viver!!!

      E nada de lágrimas viu? Toma sua decisão de uma vez, pra que você possa voltar logo a sua jornada de estudo saudável e rentável!! =D

      Mil beijos querida!!! Beijos com muita calma pra acalmar seu coração, e muita sabedoria pra enxergar sua situação de outro prisma!!!

      • Débora

        11 de novembro de 2015 at 11:49

        Olá!!!

        Antes tarde do que nunca neh?! hahaha… brincadeira! Sei sim que estava de mudança e sem problemas pela demora na resposta! Faço ideia de como dever estar a mil com a mudança!

        Bom, obrigada por todos os conselhos e concordo que talvez estejamos passando por tudo isso para evoluirmos espiritualmente! Os dias por aqui continuam difíceis, mas espero que seja apenas uma fase passageira. E que seja assim com você também. Vou tentar relaxar e fazer o meu melhor a cada dia, sem me cobrar tanto!

        Ah! vou ler seu novo post e comentar la!

        Bjus e mais uma vez, OBRIGADA!!!

        • Diario de Concurseiro

          11 de novembro de 2015 at 17:23

          Oi Débora,

          A mil? A dois mil, tês mil, cem mil!!! Não estou nem respirando direito. rss

          Quando a questão da evolução espiritual nessa guerra de concurso, acredito muito nisso, viu? A gente tem possibildiade de crescer em vários aspectos.

          É passageira sim. temos que crer nisso pra não desistirmos…

          Beijos!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>