Quero aprender a meditar… Dicas?

By  |  10 Comments

Oooooooooooooooooooiiiiiiiiiiii!!! (pelo oi já perceberam que estou num bom dia, não é?  😎 )

 

Então, voltando a estudar e tal… aí vem a ansiedade… Aí durmo pensando no que vou estudar, como eu vou estudar… Aí sonho eu estudando, sonho eu não estudando…

Bum!! Veio a ideia: porque não meditar? Na realidade, acho que todo concurseiro deveria praticar um pouco a meditação… Andei lendo um pouco sobre o assunto, e vi que meditar melhora no sono, na concentração, na disposição, na ansiedade… Tudo que precisamos, não?

Só que estou morando num interior onde duvido que tenha uma boa yoga… Então, vou ter que ir por livros e internet…

O que vocês indicam?

 

Beijos ansiosos por ficar zen!! 😉  😉

 

10 Comments

  1. Bela

    30 de março de 2016 at 20:24

    Oie, que bom que está animada! Olha só, livro eu não conheço, mas no youtube tem vários videos muito úteis com meditação guiada, explicando como fazer a respiração para ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade. Tb tem vídeos com alongamento e até posturas de yoga para iniciantes, que ajudam a acalmar mas tb ajudam a “coluna de concurseiro” hehehe Conheço o canal psychetruth e Yoga TX. Como professoras gosto da Jen Hilman e Adriene, mas tem váááários outros. Só não conheço nenhum brasileiro. De qq forma, va procurando e experimentando. No mínimo, é uma “introdução” nesse mundo zen :)

    Beijos

    • Diario de Concurseiro

      10 de abril de 2016 at 12:54

      Oi Bela!!

      Então, mas dá pra acompanhar as aulas quem não tem fluência em inglês??

      Acredita que ainda não comecei a questão da meditação? Estou conseguindo estudar, e aí fico com medo de colocar qualquer coisa na rotina e ai desandar tudo…rss

      Mas assim que começar, conto aqui!!

      Beijos!!!

  2. yuri

    4 de abril de 2016 at 21:58

    Estudo e pratico meditação (budista) desde 2007 e super acho que ajuda na vida de concurseiro. Não só pela tranquilidade que você aprende a conseguir – que é o que chama mais atenção à princípio – mas pelo conhecimento que você ganha sobre o funcionamento do processo mental, que pode ser aplicado diretamente nos estudos.
    A meditação ensina a enxergar os processos mentais (ansiedade, raiva, tristeza, dentre outros) de forma menos reativa, e isso é aplicável no dia a dia de concurseiro.
    No budismo tem, por exemplo, um estudo sobre os “obstáculos” aos estados mais profundos de meditação. Eles são 5: agitação, sono/torpor, dúvida, irritação e desejo. Reconhece isso de algum lugar? Não sei você, mas eu quando sento pra estudar sou sempre atacado por um (ou mais) desses. Hahaha bate um desejo louco de comer alguma coisa (mesmo estando de barriga cheia), ou dá um sono do nada, etc.

    A experiência com a meditação me fez entender como lidar com eles, e normalmente consigo ultrapassar. :)

    Claro que nem tudo são flores. Não é pq começamos a meditar que a gente vira monge zen da noite pro dia. É um processo lento de aprendizado sobre si, como tudo na vida.

    Na verdade a palavra original para a prática de meditação, na língua original do buda, era bhavana, que significa cultivo mental. E como no cultivo de grãos, não tem como vc jogar a semente no solo de noite e querer colher o feijão na manhã seguinte. Tem que plantar direitinho, aguar, adubar e tomar todos os cuidados, esperar os pés crescerem pra só então colher os frutos, no tempo deles.

    • Diario de Concurseiro

      10 de abril de 2016 at 12:58

      Nossa Yuri… parece até que meditação foi feita pra concurseiro!!! huauauhuahhuahuau…. Tudo que um concurseiro sofre está ligado aos pontos de concentração da meditação…

      Me diz uma coisa… seu estudo e prática da meditação budista é através de livros, internet, ou você encontrou algum local em sua cidade que faz essa prática? Estou num interior brabo, que não tem nada… rss

      Aguardando seus conselhos!!

      Grande abraço!!

      • yuri

        13 de abril de 2016 at 22:51

        No meu caso tem um pouco (ou um muito haha) dos dois. Sempre li bastante a respeito, mas desde o começo também tive a oportunidade de frequentar espaços de meditação e retiros. Penso que essas vivências fizeram enorme diferença mesmo. Se tivesse ficado só na leitura, possivelmente teria desistido.

        Mas hoje os materiais estão bem mais acessíveis do que na época (ou eu que sei usar o google melhor do que antes. hahaha). Tem vários livros, textos e vídeos bem completos. Acho que dá pra dar os primeiros passos sozinho/a com algum esforço. Tô à disposição pra dar um suporte também, se precisar. :)

  3. yuri

    5 de abril de 2016 at 10:31

    Não consegui editar o comentário, complemento por aqui:

    Uma indicação de livro para meditação:
    http://www.dhammatalks.org/Archive/portugues/ACadaRespiracao151205.pdf

    Ele é um pouco grande pois é um guia completo, mas logo no início (página 12) ele dá um passo a passo para novatos, selecionando os pontos essenciais pra quem tá começando. Isso vai reduzir bastante o tamanho.

    Por fim, parabéns pelo blog. Conheci ontem e gostei muito! =)

    • Diario de Concurseiro

      10 de abril de 2016 at 13:02

      Que bom que gostou!!

      Então, já baixei o livro, mas como consegui voltar a estudar agora, depois de quase um ano parada, fico com medo de introduzir algo novo na rotina e desandar tudo… Então, vou aguardar eu me sentir mais segura na rotina diária dos estudos pra introduzir… Mas vou precisar muito de suas dicas, viu??
      Já colocou pra ser notificado das respostas aqui no blog? Vou te pedir socorro pelos comentários, tá?

      Grande abraço!!!

      • yuri

        13 de abril de 2016 at 22:59

        Faça isso mesmo.. Time que tá ganhando não se mexe. hehe
        Eu também tenho dificuldade em ler coisas por fora, e o livro que te passei é um tanto extenso mesmo. Quando comentei aqui considerei a possibilidade de nunca mais lembrar de voltar, daí quis passar um material completo logo. hahaha

        Mas bons estudos aí então, qualquer coisa manda um namastê que eu apareço. Hahah

        Abraços! :):)

  4. Antonio

    13 de abril de 2016 at 11:25

    Bom dia,

    Seguem algumas sugestão de sites/conteúdos que eu utilizo:

    http://www.eumedito.org/

    Conexão de 4 Etapas:
    https://www.youtube.com/watch?v=4LuIlc1e15U

    http://www.rainymood.com/ (Uso tanto para meditar como para estudar. E o legal é que vc poder harmonizar o site com algum outro som que vc goste. Ex: Música clássica 😉

    Meditação do pensamento positivo :
    https://www.youtube.com/watch?v=9zRsQNJC68A

    Como Meditar – Técnicas fáceis (e excelentes) para serenar a mente:
    https://www.youtube.com/watch?v=YpbFOhDsUSw

    E por fim, vc pode pesquisar sobre EFT – Emotional Freedom Techniques 😉

    Abraços e vamos em frente, sempre!

  5. Antonio

    13 de abril de 2016 at 11:26

    * sugestões 😉 hehehe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>