Academia, estudos e o emocional…

By  |  2 Comments
Oi pessoal,
Como vocês sabem, estou com meu emocional bem em baixa (provável início de depressão…), e resolvi apostar minhas fichas iniciando a academia, já que estou bem acima do peso, sedentária, sem vontade de fazer nada, isolada do mundo etc.
No último post, eu disse que tinha lido algumas coisas que tinham me feito decidir colocar a academia como o meu primeiro e importantíssimo passo pra sair desse “inferno”… Vou passar pra vocês algumas das informações que obtive, tá? Quem sabe não tem alguém na mesma situação que eu…  :-(
– A musculação aumenta nossa energia. (Nossa, estou precisando muito disso!! Minha vida é ficar deitada. Não tenho vontade nem de ir no mercado, coisa que uma dona de casa TEM que ir. Parece que estou sem energia nenhuma!!)
– Os treinos de musculação te fazem mais forte e fornecem mais confiança para desenvolver as atividades diárias. (Pois é, confiança… Minha confiança pra estudar está ZERO!! De repente, sou a pessoa mais incapaz do mundo…)
– O treinamento com pesos melhora a sua postura. (Tenho problema sério de coluna, que pioraram com o excesso de peso e as atividades domésticas…)
 – A musculação melhora o funcionamento do seu sistema imunológico. (Sabe quando vira e mexe vem uma gripe, uma virose, um isso, um aquilo…)
 – A musculação eleva o seu humor. (Hahaha!! Essa eu quero ver!!)
(Fonte: http://definicaototal.com.br/treinos/top-15-beneficios-da-musculacao/)
“Primeiramente, é cabível falar do próprio efeito físico o qual a musculação e a atividade física estão associados. Elas são capazes de estimular não só receptores diversos hormonais, mas também a produção de hormônios, os quais estão direta ou indiretamente associados com os níveis de humor. Entre eles, pode-se citar a dopamina, a adrenalina, a noradrenalina, a serotonina e a própria insulina, que de maneira indireta auxilia nos níveis elevados de energia ao corpo.
Além disso, a própria atividade física está associada com níveis elevados de testosterona, hormônio esse que se estiver em baixa quantidade no organismo, também poderá facilitar para que os indivíduos venham a ter problemas emocionais”.
(Fonte: http://dicasdemusculacao.org/musculacao-pode-ajudar-no-tratamento-de-problemas-emocionais/)
Pois é, é a produção de todas esses hormônios aí que eu tinha dito pra vocês. Tenho certeza absoluta (redundância proposital) que, se eu fizer exames clínicos, isso aí vai está tudo baixo. Fiz recentemente e meu cortisol está altíssimo, e ele está ligado ao estresse.
Então, quando pesquisei sobre isso, vi que a academia vai me trazer quase tudo que estou precisando agora: melhora no humor, aumento de energia, vai me fazer socializar, me trazer disposição, vai me fazer emagrecer (com isso, não vou me ver um “lixo” de mulher…), ou seja, vai me possibilitar a eu voltar a ser FELIZ!!
Gente, estou confiante que estou no caminho certo. Acredito que a academia vá abrir a porta para que eu faça as várias outras coisas para voltar a ter uma vida normal…Começo semana que vem…
O que vocês acham? Alguém já teve em situação semelhante e obteve resultados depois de fazer atividades físicas? Deixem aqui os seus relatos. Vai ajudar a mim e a muitas pessoas, tá?
Beijos confiantes!!

2 Comments

  1. Mariana Rodrigues

    28 de maio de 2016 at 12:23

    Acho maravilhoso! Realmente exercício físico vai te dar vigor para suas atividades do dia. Eu particularmente não sou fã de academia, então o que eu fazia quando não trabalhava e só estudava:caminhava 30 a 40 min de manhã e fazia uma diferença danada. Q disposição q tinha para estudar durante o dia! Mto bom.
    Ponha seu projeto em prática e terás bons frutos. Bjs, Mariana.

    • Diario de Concurseiro

      28 de maio de 2016 at 22:51

      Obrigado Mari!!!

      Estou animada e com muita fé!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>